Curitiba-PR terá mais uma edição do Formação Analistas de Negócios


Se você está em Curitiba-PR e região, agende-se e participe!
Dias 17 e 18 de Outubro acontecerá a 43ª edição do treinamento "Formação Analistas de Negócios".

Ministrado por Paulo Vasconcellos, o treinamento, de 16 horas, tem os seguintes objetijvos:
· Apresentar o Analista de Negócios, seu posicionamento e responsabilidades nas organizações e em equipes de projetos;
· Debater seu verdadeiro corpo de conhecimentos¹ e sugerir caminhos para sua formação e especialização;
· Demonstrar, através de atividades práticas, como o analista apoia atividades que levam a um real e compartilhado entendimento de um problema;
· Exercitar métodos para a descoberta de soluções para um dado problema de negócio;
· Apresentar a atuação do analista nos processos de seleção e priorização de soluções;
· Mostrar como o analista de negócios suporta as atividades de desenvolvimento e implantação de uma solução;
· Ilustrar o trabalho do analista em três áreas chave de qualquer projeto: Gestão do Conhecimento, Gestão de Relacionamentos e Manutenção da Qualidade.
Conteúdo Programático
O Analista de Negócios· Analista ou Sintetista?· De onde ele veio?· Onde ele mora?· O que ele faz?· O que ele não faz (ou não deveria fazer)?
Formação de Analistas de Negócios: Conhecimentos e Habilidades
· Um Corpo de Conhecimentos e Habilidades. E que corpo!
· Habilidades Técnicas, Sociais e Essenciais
· Análise e Síntese, Descoberta e Desenvolvimento, Divergência e Convergência
· O BABoK®
· Caminhos para a Formação e Especialização
A Análise e o Processo de Descoberta
· Entendendo o Problema – Entendendo o Negócio
· Um Universo de Disciplinas (e Métodos, Práticas e mandingas)
· Conversando (e Rabiscando) a Gente se Entende
· Praticando a Modelagem de Negócios
· A Verdadeira Raiz do(s) Problema(s)
· Partes Interessadas, Interesseiras, Indiferentes e Encrenqueiras
· Processos de Negócios: Onde mora a real complexidade
· Regras de Negócios: Muito mais que detalhes
A Síntese e o Processo de Desenvolvimento
· Como Nascem as Soluções
· O Usuário sabe o que Quer? E o que Não Quer?
· Ferramentas Sociais e as Diversas Formas de Aprendizado
· Aprendendo e Classificando Requisitos
· Descobrindo e Descrevendo Requisitos Funcionais
· Entendendo e Diferenciando Atributos, Preferências e Restrições
· Selecionando e Priorizando Soluções
Contribuições do Analista para uma Organização que Aprende
· É só uma questão de documentação? Pense de novo
· Cada Projeto é uma oportunidade única de aprendizado
· A Difusão de Ideias e Experiências
· Aprendendo com Erros Próprios e Alheios
· Comunidades de Prática
A Gestão de Relacionamentos e Expectativas
· Cuidado com as Pessoas (Duplo Sentido?)
· A Luz do Sol é o Melhor Detergente
· Comunicando Más (e Boas) Notícias
· Crise? Que Crise?
Mantendo a Qualidade
· Olhando o Todo e Validando “Detalhes” – Do Primeiro ao Último Dia
· Não é só uma questão de testes…, …mas os testes são fundamentais
· Testes que Apoiam o Time
· Testes que Criticam a Solução

Especialista

Tem mais de 20 anos de experiência em projetos para desenvolvimento de software. Atuou como coordenador ou arquiteto em projetos para empresas como Liberty Paulista Seguros, Marítima Seguros, Renault do Brasil, O Boticário, Lojas Riachuelo, Aon Affinity do Brasil, dentre outras. Especializou-se na customização e implantação de processos de desenvolvimento e em gestão de conhecimentos. Atualmente é consultor independente, blogueiro e articulista.
Assista trechos de edições anteriores e nosso canal do Youtube

Nenhum comentário: