Requisitos & Conversas A etapa mais crítica de qualquer projeto é aquela onde se define o que precisa ser feito


Em Maio, dias 23 e 24, acontecerá em São Paulo o Workshop "Requisitos & Conversas A etapa mais crítica de qualquer projeto é aquela onde se define o que precisa ser feito".


O treinamento será ministrado por Paulo Vasconcellos, que tem mais de 20 anos de experiência em projetos para desenvolvimento de software. Atuou como coordenador ou arquiteto em projetos para empresas como Liberty Paulista Seguros, Marítima Seguros, Renault do Brasil, O Boticário, Lojas Riachuelo, Aon Affinity do Brasil, dentre outras. Especializou-se na customização e implantação de processos de desenvolvimento e em gestão de conhecimentos. Atualmente é consultor independente, blogueiro e articulista.


Objetivos

De acordo com Paulo, "A etapa mais crítica de qualquer projeto é aquela onde se define o que precisa ser feito. Os requisitos - condições necessárias para alcançar determinado fim - são manifestados na forma de desejos, necessidades, vontades e restrições. A maneira como eles são aprendidos, explorados, criticados e priorizados determina o sucesso ou fracasso de um projeto. Esta oficina apresenta um flexível conjunto de métodos e práticas para os trabalhos de análise e desenvolvimento de requisitos.

Ao término desta oficina você será capaz de: 1 · Estruturar e priorizar todos os requisitos de um projeto; 2 · Analisar, criticar e explorar requisitos; 3 · Registrar requisitos e casos de testes; 4 · Avaliar a qualidade dos requisitos e a sua realização; 5 · Organizar e facilitar conversas com clientes, usuários e desenvolvedores."


Conteúdo Programático


A· Entendendo os Requisitos

O que eles são e o que eles não são
Como eles se apresentam
De onde eles vêm

· Partes Interessadas, Interesseiras, Indiferentes e Encrenqueiras
Identificando e envolvendo os participantes de um projeto

· Comunicação & Expressão
Conversando e Rabiscando a Gente se Entende
Comunicação = Informação * Relacionamentos * Feedback
Escolhendo Canais de Comunicação
Escolhendo e Configurando Ferramentas Sociais

· Estruturando Requisitos
O Que é preciso Aprender sobre cada um deles
Diferenciando Funções, Atributos, Restrições e Preferências

· O Princípio de Tudo: Os Requisitos do Negócio
Qual problema precisa ser resolvido?
Descobrindo e Descrevendo Requisitos do Negócio

· O Que um Produto/Sistema deve Fazer
Descobrindo as Funções de um Produto/Sistema
Descrevendo Funções: Causos & Estórias
Casos de Testes

· Bom, Bonito e Barato: Escolha Qualquer Par
Descobrindo e Descrevendo Atributos e Restrições
Descobrindo e Gerenciando Expectativas

· Testando Requisitos
Avaliando a Qualidade dos Requisitos
Testando Entendimento, Valor e Realização

· Gerenciando Requisitos (& Mudanças)
Mudança = Requisito
O Trabalho Iterativo e Incremental
Requisitos em Métodos Ágeis
Planejamento e Estimativas

· Sobre Documentos e Ferramentas
Marcos de um Projeto - Documentos Chave
O Documento de Visão
Uma Caixa de Ferramentas

Mais informações e Inscrições:

Nenhum comentário: